terça-feira, 30 de maio de 2017

Primeiro ano

Oii gente, tomei vergonha na cara e resolvi voltar a postar no blog (sempre acontece na verdade eu posto algumas vezes e ai sumo e então volto a postar de novo, a vida é complicada não é mesmo?), enfim aqui estamos nos mais uma vez...

Como eu já estou no segundo ano do meu curso, decidi vim aqui contar o que vivenciei até agora, tudo que eu estudei, o que eu fiz e quais meu planos para os próximos anos é claro.

Apresentação do GEAS
Bom como se deve esperar do primeiro período foi tudo introdutório, tivemos as matérias mais básicas da área da saúde, como BCM (Biologia Celular e Molecular), Zootecnia (que foi um belo tapa na cara já que entrei na faculdade sem nem saber que bovinos tinham raças), Histologia e Embriologia (uma das melhores matérias), Genética e Melhoramento animal (sim envolve cálculo, mas nada de outro mundo), História da medicina veterinária (aquela matéria para cumprir carga horária sabe kkk) e Bioquímica (dificilzinha pra alguns, para outros nem tanto). Logo quando cheguei eu estava super animada para começar a estudar e ao mesmo tempo confusa com tudo porque mudar da escola para a faculdade não é fácil, na verdade eu falo que estou me adaptando até hoje.

No segundo período foi quando eu finalmente senti que estava na faculdade de veterinária porque começamos a ter anatomia e não vou mentir que foi um pouco difícil sim, mas não do jeito que todos falam, não é a pior matéria do curso, dá pra passar de boas, inclusive eu passei na primeira sem ir para a reavaliação (recuperação) e estou quase passada na segunda (anatomia veterinária é dividida em I e II) e planejo ano que vem fazer a prova da minha faculdade para a monitória <3.
Agora vamos falar das experiências acadêmicas que eu mais gostei de ter feito e espero fazer muito mais...

Primeiro temos as vivências que são um tipo de estágio não remunerado por um mês em alguma área da veterinária dentro da minha faculdade, seu objetivo é fazer os alunos vivenciarem a rotina (daí o nome), a minha primeira vivência que foi no laboratório de doenças infecto contagiosas foi super inesperada, minha vontade era de tentar fazer na clínica de pequenos ou no criatório da faculdade, porém as vagas limitadas haviam sido preenchidas, sobrou então este laboratório do qual falei, que inclusive minha amiga Liz acabou fazendo junto comigo (digamos que nesse período foi quando nos aproximamos mais, ainda bem porque hoje eu não vivo sem ela por perto), no
1° Vivência
início eu não estava muito animada com isso, já que eu decidi que no futuro eu quero ter minha própria clínica e não um laboratório, mas como todos dizem a faculdade é feita para você estudar e descobrir o que realmente quer fazer da sua vida, infelizmente ou felizmente meu objetivo não mudou.
Por
2° Vivência
isso venho aqui dizer que admito que não gostaria de trabalhar a vida toda em um laboratório depois da faculdade, mas que é muito interessante o que eles
fazem, a coleta de material e a cultura dos fungos e bactérias, para então analisar e descobrir que tipo de micro-organismo está presente ali. Já na minha segunda vivência (de novo com minha amiga Liz) que aconteceu este ano na verdade, ficamos com o laboratório de anatomopatologia, que na verdade consiste em acompanhar a nossa professora de histologia em seu laboratório de histopatológica, digamos que é quase a mesma coisa, ajudamos ela com as necropsias, meu deus como é bom assistir uma necropsia, é bem diferente de você estudar a anatomia junto daquelas peças que eles guardam em formol e glicerina lá no nosso anatômico, também ajudamos a clivar materiais que serão usados para tentar descobrir a patologia do animal, geralmente são pedidos pela nossa clínica, mas também podem ser da necropsia, para tentar identificar o porquê o animal morreu (espero que esteja dando para entender, estou tentando falar do jeito mais claro e básico possível).


VIII SEMPRAVET

Ano passado também participei do SEMPRAVET (Seminário Prático de Anatomia Veterinária) que é organizado pela minha professora de anatomia, que consiste em algumas palestras bem interessantes, minicursos e apresentação de trabalhos envolvendo anatomia, foi no SEMPRAVET que eu apresentei meu trabalho feito a mão de um útero de porca, assim como fiz outro trabalho de anatomia para o medicina veterinária em arte do SIMVET (Simpósio de Medicina Veterinária) desse ano.

Por enquanto esses são os eventos do qual eu participei, que geram pontos extras ou certificados que contam como horas para a formação, se bem que tudo o que eu faço é por puro amor, amo o que estou estudando e não me imagino em outro curso, obvio que sempre tem aquelas matérias ou áreas que você tem mais ou menos afinidade, mas no geral eu estou bastante feliz com a minha escolha, espero com o passar do tempo ir me aperfeiçoando ainda mais, tirando notas cada vez melhores e adquirindo experiência para no futuro ser uma profissional bem sucedida e conseguir trabalhar com o que eu gosto.


Beijos, Geo.